Sobre o Produto
Famosa em todo território nordestino a fava fornece inúmeros benefícios para a saúde. Ela possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Uma principal fonte de proteínas e fibras solúveis e livres de gordura saturada.
A fava é rica em amido, nutriente importante que fornece energia ao organismo. Além disso carrega altíssimas taxas de ferro, vitamina do complexo B e magnésio. E mais, a fava é rica em potássio, sal que é responsável por controlar a pressão arterial, previne problemas cardíacos e ameniza o estresse e a irritação diária.
Um antioxidante muito poderoso a fava é ótima fonte de Vitamina C, boa para o coração, combate anemia hipocrômica, estabiliza a frequência cardíaca, estimula a digestão, melhora o funcionamento do intestino e proporciona inúmeros benefícios para as mulheres grávidas tanto durante a gestação quanto na lactação. Estes e muitos outro beneficios são encontrados nessa leguminosa.
As favas rajada são da mesma família do feijão, costumam ser preparadas como feijão. Esses grãos achatados, grandalhões, coloridos, de estampas únicas, têm, de fato, parentesco com o feijão.
Deixá-las de molho é um recurso para conseguir uma textura homogênea. Ao contrário do feijão, a maioria das favas não engrossa o caldo naturalmente. Se a intenção for essa, amasse-as um pouco ou cozinhe-as até desmancharem. Mas, depois de cozidas, essas favas ficam extremamente cremosas, com textura aveludada e um leve amargor.
Por seu sabor delicado, combinam perfeitamente com carnes fortes e salgadas. A maior prova disso é a favada, cozido reforçado com carne e gordura de porco e embutidos defumados. No Mocotó Tem mais sabor e cremosidade. E dá caldo sim, sem desmanchar.
Embora a base da favada seja sempre a mesma os pratos variam de acordo com os acompanhamentos. Pode ser servida como aperitivo ou prato principal com carne de sol, cupim, guisado de bode, galinha cabidela… E pode vir até com picanha ou peixe frito.